PAGO OU NÃO PAGO A GORJETA NOS EUA?!

Bem amigos – jargão chato esse! -, é algo pessoal, cada um sabe o que faz, mas quando falo isso, veja que digo “sabe o que faz”, isto é, a pessoa entende o valor cultural e financeiro da gorjeta para um trabalhador aqui nos Estados Unidos e decide não pagar. Ok! Decisão pessoal.

Mas não pagar por não entender é bem diferente. Aqui tudo e valorado pela hora de serviço do trabalhador, que varia de estado para estado, mas gira em torno de 12 dólares e muitas profissões já contam com o valor que irão ganhar em gorjetas, então, quando você não paga a gorjeta, quem perde é o trabalhador. 

Nos Estados Unidos a “tip” é algo cultural e natural, uma maneira de valorizar o profissional e claro, uma forma de fazer com que os funcionários, garçons, etc tenham tanto ou mais cuidado em bem servir e tratar os clientes que seus empregadores. No final, os dois lados ganham.

E é por causa do valor da hora trabalhada aqui, que não podemos ficar fazendo conversão de Dólar para Real quando compramos algo nos EUA. Veja por exemplo um garçom em Miami, ganhando o valor normal, consegue morar bem, mas não em lugares bem localizados, e em seis meses comprar um Camaro 2016 à vista. Quanto tempo um garçom terá que trabalhar para comprar um Camaro aí no Brasil?

O valor do trabalho humano aqui é muito maior e os bens industrializados bem menor que no Brasil. Por isso que a qualidade de vida de um trabalhador aqui é muito melhor que de vários outros países. Aqui uma faxineira tem um carro bom e mora numa casa digna e consegue prover educação para seus filhos, mas tem que trabalhar!

O vídeo a frente explica bem sobre a gorjeta aqui nos Estados Unidos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s