NAPA VALLEY – A cidade dos vinhos.

Destino obrigatório para quem visita a California e é amante de vinhos, Napa Valley, é o segundo lugar mais visitado por turistas na Califoirnia, perdendo apenas para a Disneylandia.
No nosso caso, o Eduardo é apreciador e sabe muito de vinhos mas apesar de conhecer os famosos vinhos da Califórnia, não sabia de Napa e suas vinícolas. 

Durante nossa estada em San Francisco, minha amiga Thanna ressaltou varias vezes que Napa era uma visita obrigatória. Reservamos um dia de nossa estada para conhecer a bem falada cidade, que fica a menos de 100 KM dali. 

A estrada é muito boa e a paisagem faz com que todo o trajeto seja parte do espetáculo, chegamos e fomos direto para a vinícola mais famosa – Castello di Amorosa – na entrada visualizamos uma plantação linda com vários tipos de uva e ao fundo o magnifico castelo de inspiração toscana do seculo XIII.

Na recepção há diversos tipos de pacote para conhecer a vinícola, como não havíamos almoçado, escolhemos o pacote mais completo disponível na data, ROYAL Cheese & Wine Pairing Tour – uma visitação guiada, com degustação de queijos e vinhos, pagamos $ 70 por pessoa. 

Aguardamos cerca de trinta minutos para começar a visita do nosso grupo, dando inicio ao tour, nos sentamos em uma capela e ouvimos a apresentação inicial do castelo que possui mais de 100 quartos e 8 níveis, acima e abaixo do solo – parece um labirinto.

Passamos pela Grand Barrel Room, uma adega  de barris formada por vários salões e vários corredores no subsolo do castelo, repletos de barris de vinhos, armazenados em baixa temperatura para envelhecer.

A cada sala, era feita um explanação sobre os vinhos vendidos no Castelo, suas caraterísticas e processos de fabricação, logo apos eram servidas tacas para que pudéssemos degustar.

Visitamos ainda as salas de tortura e Armory, ambas inspiradas nos castelos da idade media, na primeira diversas “engenhocas” utilizadas na pratica de tortura, inclusive uma “donzela de ferro” de 300 anos e câmaras de prisão.

Na segunda uma câmara de cavaleiros, com armaduras e armas. Nem preciso dizer que a gente se amarrou nesta parte, né? O Castello tem ainda fosso, ponte levadiça, torres defensivas e um pátio interior.

Enfim, chegamos ao ROOM II PASSITO, uma sala intima, onde todos nos sentamos e desfrutamos de uma seleção de queijos locais escolhidos especificamente para emparelhar com os vinhos de estilo italiano produzidos no castello.

Realmente a visita me surpreendeu. Não aprecio muito vinhos e achei ate que não valeria a pena pagar o pacote completo pra mim, mas valeu e muito. As combinações são maravilhosas e só de lembrar minha boca saliva. Inclusive descobri “minha uva” – Moscato – mais adocicada e com sabor marcante.

Gostei tanto, que literalmente tive meu primeiro pileque de vinho, algo que até então não imaginava que fosse acontecer, já que nunca passei de uma taca.

O Tour acaba na loja do Castello, que vende os vinhos produzidos no local, queijos da região, chocolates e todo tipo de acessórios. Como sempre, desejamos muita coisa, mas nos contentamos em adquirir uma rolha e um bico para garrafa de vinho, os dois muito legais. Enfim, o passeio é maravilhoso, o clima etílico-romântico envolve. Com certeza, parte marcante da nossa viagem.

Já na volta, o Eduardo quis passar na floresta petreficada, não sabíamos bem do que se tratava, mas o nome nas placas chamaram nossa atenção.

Pagamos $20 cada para poder ter acesso a floresta, trata-se de uma trilha por uma floresta que ficou toda petrificada – arvores, troncos, chão – por lava de vulcão. Foi valido como experiencia e para conhecer um pouco mais da historia e origem daquilo, mas não é lá essas coisas. Gastamos mais ou menos uma hora para fazer ida e volta, foi bom pra sarar dos vinhos antes de pegar a estrada de volta para San Francisco. #rhainna

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s